Menu fechado

24000 quilômetros em uma Caravan 1976

Dois amigos fizeram uma viagem de 24 mil km a bordo de uma Caravan. A Expedição Raiz, nome escolhido para a longa viagem realizada por eles, que decidiram cair na estrada e rodar o país por oito meses a bordo de uma Chevrolet Caravan 1976.

Otávio Lino e Marcio Sanches, compraram a Caravan com o objetivo de conhecer doze lugares ímpares do Brasil, destaques do ecoturismo nacional.

A Caravan 1976 usada na expedição, equipada com seu motor original de quatro cilindros, se mostrou suficiente para ultrapassar os obstáculos pelas estradas mal pavimentadas nacionais. Para garantir uma autonomia viável durante a viagem, os amigos mantiveram velocidade máxima de 80 km/h, chegando às vezes a 90 km/h.

A Caravan foi 100% revisada para a viagem, recebeu um novo jogo de pneus e depois de rodar mais de 20 mil km, apresentou apenas um furo tão pequeno que a roda nem precisou ser retirada do veículo para reparo, fazendo com que os dois estepes levados no bagageiro virassem os passageiros da expedição.

A Caravan da Expedição Raiz teve seu interior modificado para dar mais conforto,  duas tomadas de 110v e lâmpadas de led também foram instaladas para garantir uma estação de trabalho dentro do carro.


O banco traseiro foi retirado para dar lugar a um baú, usado para guardar os equipamentos como câmeras, drone, computadores e discos rígidos de armazenamento (HDs) e o restante do espaço serviu para os importantes “cochilos”no trajeto.


No compartimento original para o estepe, foi instalada uma geladeira elétrica e um galão de água. Além disso, a Caravan recebeu um bagageiro de teto com um par de faróis de milha, que além dos dois estepes, recebeu um baú com uma cozinha completa com mesa, banquetas, fogão e todos os itens necessários para realizar suas refeições. No bagageiro, foram transportadas as ferramentas para possíveis manutenções emergênciais do veículo, com peças extras, macaco, chaves e cordas.
    

A Expedição Raiz teve seu início em São Paulo e passou por pelas cavernas do Vale do Ribeira (interior de São Paulo), Aparados da Serra, no Sul do país, Pantanal (MT), Chapada dos Veadeiros (GO), Jalapão (TO), Mamirauá (AM), Lençóis Maranhenses (MA), Cariri Paraibano (PB) e Chapada Diamantina (BA). Ainda passou pelas montanhas da Serra da Mantiqueira e teve fim no Saco do Mamanguá (RJ).

Conheça mais sobre a Expedição Raiz no site oficial, onde foram publicadas  reportagens com todos os detalhes da aventura.

Assita ao vídeo abaixo:

Publicado em:Blog,Curiosidades,Espaço do Leitor