O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) nesta última quinta-feira (4) apresentou o novo modelo de placa de registro que será adotada em 2016 em todos os veículos zero-quilômetro ou que forem transferidos de município. O novo padrão unificado para todos os países do Mercosul — Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela.
Combinando quatro letras e três números de forma aleatória, não terá posição fixa na placa, ou seja, você poderá criar sua combinação, exemplo OPA1A00 ou TPO20L4. Será possível fazer mais de 450 milhões de combinações. Hoje é possível apenas 175 milhões, no formato atual (3 letras e 4 números).
O fundo da placa será sempre branco, e o que irá identificar as categorias de veículos é a cor das letras e números — o preto identifica veículos particulares, o vermelho os veículos de aluguel, comerciais e aprendizagem, azul para os carros oficiais, dourado para os carros de corpo consular, verde para fabricantes e oficinas e prata para clássicos/coleção.
As placas oferecerão um sistema de segurança para evitar clonagem de veículos. A placa brasileira terá uma tarja holográfica ao lado esquerdo da placa e um código bidimensional formado pela identificação do fabricante, data de fabricação e série da placa.