Menu fechado

O Opala tributo Chico Landi de Rodrigo Lafragola

Rodrigo Lafragola realizou seu sonho cedo, comprou um Opala 1970 aos 17 anos de idade e de lá pra cá vem curtindo seu Opala como todo bom opaleiro, mexendo na mecânica, no visual e quando percebeu estava prestando um tributo a Francisco Sacco Landi, mais conhecido como Chico Landi.

Chico Landi foi o primeiro brasileiro na Fórmula 1, paulistano nascido em 14 de julho de 1907, iniciou sua carreira no Rio de Janeiro em 1934 no Circuito da Gávea, onde venceu muitas provas. Chamou atenção também nas corridas de rua disputadas em São Paulo e em diversas cidades, como Campinas e São Vicente.


Chico Landi e seu lendário Opala número 12

Emerson Fittipaldi, Chico Landi e Ayrton Senna
Emerson Fittipaldi, Chico Landi e Ayrton Senna

Chico Landi em publidade dos 50 anos da General Motors no Brasil
Chico Landi em publicidade dos 50 anos da General Motors no Brasil

Chico Landi faleceu em São Paulo em 7 de junho de 1989, aos 81 anos, vítima de insuficiência cardíaca.

Bem, voltando a história do nosso amigo Rodrigo, como todo cara que se interessa pela Linha Opala, entre uma pesquisa e outra na internet por fotos e referências para “personalizar” seu projeto, eis que surge a idéia de homenagear Chico Landi.

O modelo De Luxo 1970 na cor branca, interior vemelho, já acomodava no cofre um motor 4400 aspirado, rodas Cragar, pneus Cooper Cobra e um visual surrado e agressivo. Esse visual remetia ao Opala muito bem-sucedido que Chico Landi usou em 1969 para vencer a Prova Governador Pimentel, somente com carros nacionais da época. Pronto, então surgiu a idéia de personalizar o carro com as faixas, detalhes e o lendário número 12 de Chico Landi.

Sem dúvida um exemplar que chama atenção!

Confira algumas fotos deste Opala Tributo Chico Landi:

Confira a história contada pelo próprio Rodrigo Lafragola na Garagem do Bellote:

Publicado em:Blog,Curiosidades,Opalas Raros