Menu fechado

Opala 1979 de Felipe Garcia – Paixão de infância.

Dono de um cupê de 1979, Felipe Garcia aprendeu com o tio Ricardo a gostar de Opala e a vontade de ter o cupê da Chevrolet só aumentou com o tempo. “Quando eu era pequeno, ele teve um Puma GTB e um Opala, ambos com o mesmo motor seis cilindros, cujo ronco me deixou fascinado”, conta Garcia.

Opala_leitor_abre_670

Felipe  teve outros três carros antigos – um Fusca, um Corcel II e um Del Rey – até conseguir juntar o dinheiro necessário para ir atrás do sonhado Opala.

Felipe Garcia desejava o Opala Comodoro modelo cupê, equipado com o estimado motor 6 cilíndros e totalmente original e durante quase dois anos, percorreu várias cidades do interior paulista e foi terminar em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, onde o exemplar “Marrom Tâmara” estava sendo oferecido pelo terceiro dono e devido a preservação a busca encerrou ali mesmo.

Opala_leitor_2_670

“Considerando o ótimo estado de conservação, um bom entendedor sabe que o preço não foi alto”, acredita Garcia. De acordo com ele, há vários fatores que definem o valor de um antigo. “Não dá para avaliar o preço comparando-o com o de um carro novo”, afirma.

Emoção. Assim que o cupê desembarcou do caminhão cegonha na capital paulista, Felipe entregou as chaves para que Ricardo o guiasse durante o passeio inaugural. “Ele tremia de emoção. Ao entrar na (avenida) Engenheiro Caetano Álvares (na zona norte), ele parou o carro, começou a chorar e me agradeceu pela experiência.”

Opala_leitor_3_670

Garcia atualizou a parte elétrica e repôs os emblemas que foram retirados quando a carroceria foi repintada. Para não furar a lataria, fixou as peças com adesivo de dupla face. O motor teve a potência elevada para 212 cv, segundo o leitor, com o retrabalho do comando de válvulas e a instalação de um carburador de corpo duplo.

“O câmbio é original, de quatro velocidades, e tem a terceira bem longa. É a marcha que mais uso na cidade. Consigo esticá-la até os 110 km/h”, conta Garcia. “Alguns donos de Opala instalam a caixa de cinco marchas. Outros colocam freios a disco nas quatro rodas. Preferi manter a originalidade e obter a placa preta.”

Quando passeia, o designer desperta o interesse de gente de diversas faixas etárias. “Antigos donos de Opala, com idades entre 50 e 70 anos, ficam nostálgicos e vêm dividir comigo suas histórias. Já os caras da minha idade vêm atraídos pelo barulho do motor e as crianças, pelos pneus, parecidos com os de carros de brinquedo.”

Há também um tipo de público menos respeitoso: os jovens donos de exemplares turbinados de Gol, Corsa e Parati, que insistem em propor “rachas”. Mas Garcia não se abala com as provocações. “Eles ouvem o ronco do motor, pensam que vou arrancar e saem na frente em disparada. Eu acelero bem de mansinho, não vou atrás e eles ficam furiosos”, diverte-se.

Fonte: Jornal do Carro
Fotos Hélvio Romero/Estadão

Publicado em:Blog,Novidades