Menu fechado

Quer manter seu Opala confiável como um carro novo?

Ter um Chevrolet Opala é o sonho de muitos, seja por sua história e pelo que representou no cenário automobilístico em sua época, seja pelo apego e pelas memórias pessoais, ter um Opala na garagem ainda é o sonho de muita gente. Porém, alguns cuidados devem ser considerados para ter e manter seu sonho longe de ser tornar um pesadelo.

A paixão por carros antigos no Brasil. segundo a Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), cresce a cada dia e alguns cuidados são importantes:

“Tem poucos detalhes…”

Se você já comprou ou pensou em comprar um Opala, ainda mais das primeiras gerações, já ouviu a frase “Este está inteiro, tem poucos detalhes para ficar 100%…”.
Fechado o negócio, algumas surpresas podem tirar o sono de “marinheiros de primeira viagem”.

Qualquer carro antigo que ainda não foi restaurado ou reformado, ainda que a aparência esteja boa, pode esconder segredos de muitos anos. Corrosão, ferrugem debaixo da pintura, vazamentos crônicos, tanque esfarelando, etc. são todos problemas que vão se acumulando com o tempo, especialmente se o carro não foi guardado com o cuidado certo.

Não vá pela aparência! Valide a lataria com quem conhece do assunto, parte mecânica com um profissional de sua confiança e com experiência na Linha Opala.

Dicas para deixar seu Opala 100%

Se o seu Opala já foi reformado ou restaurado, a história já começa a mudar um pouco. Quando o serviço é bem-feito, ele costuma estender bem a vida útil do veículo, além de deixá-lo finalmente com a mesma aparência ou até melhor ao do dia em que saiu da fábrica.

Porém, para que ele siga desta maneira e você possa curti-lo com sua família, é preciso tomar algumas precauções no dia a dia para evitar dores de cabeça. Abaixo, vamos mostrar algumas dicas que podem ajudar nessa tarefa.

1. Escolha peças com procedência e de fornecedores conhecidos.

Encontrar peças de reposição para o Chevrolet Opala, dependendo do ano, ainda não é tarefa impossível, mas se deve escolher peças com procedência e de fornecedores já conhecidos e validados pelo mercado. Pesquise muito, antes de adquirir componentes, tanto em relação a sua qualidade, quanto a sua originalidade (no caso de busca por peças originais).

Ao encontrar bons fornecedores especializados na Linha Opala ou que entendam de carros antigos vai ajudar muito na tarefa. Aproveite os encontros de carros antigos e clubes para colher informações sobre fornecedores especializados em determinadas marcas e modelos. Nós mesmos do portal Tudo Para Opala ajudamos nossos seguidores com informações e indicações.

Um mecânico de confiança e com experiência na Linha Opala é um divisor de águas entre curtir seu sonho ou viver um pesadelo.

2. Utilize seu Opala regularmente.

Carro foi feito para ser usado e isso não é nem um pouco diferente para os carros antigos. Não importa o quão bem cuidados estão, é preciso colocá-los para funcionar regularmente e garantir que tudo está em ordem.

Por isso, se você tem um ou mais Opalas ou carros antigos, tente utilizá-los em passeios algumas vezes na semana ou durante os fins de semana. Diariamente, vale a pena deixá-los funcionando por um tempo (o famoso “dar uma esquentada no carro”).

Até os pneus merecem cuidado redobrado, afinal, mesmo que não estejam carecas, se não forem utilizados regularmente eles começam a ressecar e ficar quebradiços, colocando os ocupantes e o carro em risco. Nesse ponto, os carros antigos são como nós: quando velhinhos, se ficamos muito tempo sem realizar atividades físicas, os problemas começam a aparecer.

3. Conhecer as características técnicas na manutenção, troca de fluídos e componentes.

Um carro antigo já não vive mais no passado. De lá para cá, muita coisa mudou. Nossa gasolina é diferente, os fluidos de lubrificação são diferentes e até mesmo as estradas em que eles costumavam rodar estão completamente transformadas.

Por isso, é importante conhecer a fundo o manual do proprietário para saber o momento certo das manutenções periódicas e também para tentar equiparar alguns componentes que mudaram sua composição com o tempo, como o óleo do motor e o fluído dos freios.

4. Cuidados estéticos valorizam e preservam seu Opala.

Quem não gosta de ver o seu Opala limpo, brilhando e bem cuidado, não é mesmo? Porém, é preciso ter cuidado para não ficar limpando demais, ou da maneira incorreta. A pintura dos veículos antigos, quando original, não tem a mesma tecnologia das pinturas atuais e acaba suportando menos elementos externos.

Outro cuidado importante é, após lavar o veículo, sempre sair com ele para um passeio para garantir que não fique água ou produtos químicos acumulados em frestas ou peças internas. Isso vai garantir uma durabilidade muito maior.

Já curtiu nosso Facebook? E nosso Instagram? Procure TUDO PARA OPALA

Publicado em:Blog,Dicas