Para um amante de Opala e Caravan, que ainda não realizou o sonho de comprar um, não transforme seu sonho em pesadelo e fique ligado nas dicas que o Portal Tudo Para Opala separou abaixo:
Pesquisa de mercado:
Pesquise a fundo o valor médio praticado no mercado do modelo e ano que você procura. Cada ano, modelo e versão tem um mercado diferente e consequentemente preços diferentes. Entenda as diferenças de cada modelo e busque um Opala ou Caravan no melhor estado de conservação possível e que caiba no seu bolso. Não se leve pela emoção! A análise profunda de mercado e a verificação de todos os aspectos importantes que um Opala ou Caravan devem apresentar na hora de adquiri-lo são fundamentais para se fazer um bom negócio
Parte mecânica:
Os motores Chevrolet 151 (2.5 litros de quatro cilíndros) e o 250 (4.1 litros de seis cilindros) oferecem um período de vida útil muito grande, mesmo com muitos quilometros rodados. Naturalmente a maneira que os antigos proprietários utilizaram seus carros e os cuidados com a troca de fluídos e manutenção afeta diretamente nessa vida útil e análise do som do motor, vibrações, emissão de fumaça pelo escapamento e vazamentos podem indicar problemas. Leve o carro para a análise de um mecânico com experiência na manutenção da mecânica Opala ou Oficinas Especializadas para um diagnóstico antes de fechar negócio.
Defeitos Comuns:
Antes de fechar negócio, verifique os ruídos normais de qualquer veículo ao ligar motor frio. Normalmente, os Opalas tem problemas com tuchos hidráulicos, que demoram a carregar. Assim o motor ‘bate’ por alguns segundos, porém os ruídos cessam em seguida. Certifique-se que o ruído não é proveniente da parte inferior do motor, se houver rúidos pode haver problemas no mancal, biela do eixo, virabrequim. Motores com maior quilometragem podem ter problemas com comando de válvulas e varetas, além dos tuchos e válvulas. Normalmente, tais reparos são de custo baixo. Verifique trancos na transmissão e os estado das cruzetas e batidas fortes no assoalho. Verifique se existem ‘roncos’ (rolamentos) na caixa de marchas e se vaza óleo pelo retentor traseiro. Importante checar se as marchas ao troca-las não arranham e se andando com o carro as marchas não escapam. Normalmente vaza um pouco de óleo pelo diferencial. Verifique se existe muita folga no diferencial, sacudindo as rodas traseiras com o veículo levantado.
Na suspensão, verifique as borrachas em geral. Normalmente as borrachas dos braços tensores e do quadro são mais prejudicadas. Verifique as balanças em relação ao estado das buchas e batidas na parte inferior, bem como os pivôs e conjunto barra-terminais de direção. As direções hidráulicas tem um certa propensão a vazar, principalmente pelo retentor inferior. Tal reparo é mais oneroso, porém pode-se adiar por algum tempo. ATENÇÃO: Verifique as travessas de suspensão e batentes da carroceria em relação a soldas e descolamentos. Diferenças grandes podem ser notadas também na pequena fenda entre as portas dianteiras e pára-lama, caso haja rachaduras no quadro de suspensão, mal consertadas ou não consertadas, abrindo cada vez mais.
Carroceria-lataria:
Em vários modelos, podemos identificar focos de corrosão fortes na parte superior dos paralamas traseiros, logo abaixo das portas e na parte inferior, abaixo das polainas dos pára-choques traseiros. Cuidado com pontos de corrosão em baixo das borrachas do vidros, principalmente o traseiro e embaixo e dentro das caixas de lanterna traseiras. Verifique as saias dianterias em relação a batidas e corrosão. Verifique as caixas de ar e curvões na dianteira. Verifique em volta do tanque de combustível. Lugares com mais umidade, como na parte inferior das portas, costumam criar problemas com corrosão. Com o aperfeiçoamento nos métodos de proteção da chapa e pintura, por parte da GM, tais problemas amenizam-se muitos nos modelos 1991 e 1992. Porém, dependendo do estado mecânico do carro e preço, avalie se não vale a pena arcar uma lanternagem (funilaria) e pintura.
Assoalhos:
Os assoalhos deve ser verificados, sempre olhe por baixo do carro a procura de corroções ou buracos. Aproveite o uso do elevador quando for checar a parte mecânica como diferencial, eixo cardan e suspensão para fazer essa análise de assoalho.
Longarina:
A parte estrutural do Opala que apresenta problemas e costumam apresentar rachaduras são as longarinas do Opala. Normalmente essa rachadura é causada pelo hábito do motorista de esterçar a direção com o carro completamente parado, além de rebaixamento de suspensão, que já é agredida naturalmente pelos buracos em nossas vias.
Procedência:
Pesquise a procedência e documentação do carro. Hoje existe sites como o Carcheck que permite puxar todo o histórico do carro além de situação de multas, licenciamentos, etc. Um carro com itens como documentos antigos, manual do proprietário, podem ajudar a comprovar a procedência do carro.
Parte das informações desta postagem foram extraídas do site Opala.com.