Hoje, dia 19 de novembro completa 48 anos do lançamento do Chevrolet Opala, ícone da nossa indústria automobilística brasileira. No dia 19 de novembro de 1968 a General Motors do Brasil, unidade de São Caetano do Sul (SP) lançava o primeiro automóvel fabricado pela empresa no país.
“O Opala é um clássico entres os veículos produzidos pela indústria automobilística brasileira e que, com certeza, ajudou a construir a história de sucesso da marca Chevrolet no Brasil”, afirma Jaime Ardila, presidente da GM do Brasil e Mercosul. “Com uma produção e venda próxima de 1 milhão de unidades, o Opala é até hoje objeto de desejo de uma legião de fãs e colecionadores por todo Brasil”, acrescenta José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da empresa.
Confira fotos dos testes realizados em 1968.
Repare que nos primeiros Opala (ano 1968, modelo 1969) o retrovisor é colocado no início da porta, enquanto nos anos seguintes, ele passa mais para o centro, próximo à coluna do quebra vento.
Confira abaixo a trajetória do Opala até o fim de sua produção:
1966: a GM do Brasil anuncia a expansão de suas duas fábricas para a fabricação de um carro de passageiros.
1968: é lançado, em 19 de novembro, o primeiro carro de passageiros Chevrolet produzido no Brasil, o Opala, com quatro portas.
1969: em 14 de julho, a empresa atinge a marca de produção de 200 mil unidades de veículos Chevrolet, sendo 10 mil unidades do Opala.
Chevrolet Opala circula no Rio de Janeiro em 1969
1970: em junho, a GM lança o Opala Cupê SS. Em 3 de agosto, o Chevrolet Opala atinge a marca de 50 mil unidades produzidas.
1973: novos Opala em outubro, o SS (quatro cilindros) e o Automático (quatro e seis cilindros).
1974: em 8 de novembro, são lançados o Chevrolet Comodoro e a Chevrolet Opala Caravan. Em 19 de dezembro, é a vez de o Opala completar 300 mil unidades no Brasil.
Linha Opala no ano de 1974, ano em que já são 300 mil unidades
1975: em novembro, é lançado o Opala 250-S.
1976: em 20 de novembro, a GM apresenta ao público, no 10º Salão do Automóvel, o novo Chevette esportivo GP-II e o Chevrolet Comodoro de quatro e seis cilindros.
1977: em 31 de agosto, a GM apresenta à imprensa a linha Chevrolet 78, incluindo o lançamento de um novo modelo, o Opala Caravan SS, e o Chevette com novo estilo frontal.
1978: em 4 de janeiro, o consumidor conhece a Chevrolet Caravan Comodoro, com motores de quatro e seis cilindros. Em 29 de março, meio milhão de Opala já saíram da linha de montagem.
Diversidade marca a linha Opala em 1978; meio milhão nas ruas
1981: em 27 de abril, o motor Chevrolet 250, seis cilindros a álcool é aprovado pela Secretaria de Tecnologia Industrial.
A perua Chevrolet Opala Caravan no ano de 1983
1988: em outubro, introdução do câmbio automático de quatro marchas na linha Opala.
Último Opala sai da linha de montagem de São Caetano, em 1992
1992: em abril o Opala sai de linha, após 23 anos ininterruptos de produção, com a marca de quase 1 milhão de unidades produzidas. Em setembro, o Omega chega ao mercado para naturalmente substituir o Opala.