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O Resgate de um Opala SS 1974

Resolvemos contar aqui a história do resgate realizado em 2013 deste legítimo Chevrolet Opala SS 1974 4 cilindros de único dono, com pouco mais de 35000 quilometros.

Quem conta a história é o engenheiro agrônomo Luis Eduard Graeff que resgatou este raro exemplar:

“No ano de  2000 estava indo atender meu cliente Cooperativa Santa Clara em Carlos Barbosa, quando vi uma oficina nos fundos de uma casa em Vila Flores na beira da rodovia, havia um Jeep Land Rover antigo em frente. Curioso, cheguei nessa pequena oficina. Quando desci do carro já me deparei com uma moto Honda 750F-Hollywood, ainda  com placa amarela. Isso foi um indício de que ali eu encontraria boas histórias. Conheci então o dono da oficina, o Sr. Celso, mecânico que usava macacão ao estilo “mecânico americano” o qual era proprietário do Land Rover e também de maravilhosa “sete galo” com 12.000 Km. Começamos a conversar e falei da minha paixão por Opalas, especialmente pela linha SS. Contei que um ano antes, 1999, havia comprado um maravilhoso exemplar SS-6 1976 vermelho cereja em São Paulo. Nisso ele me comentou que existia ali em Vila Flores um SS-4 1974, vermelho fórmula, único dono e com baixíssima quilometragem. O carro estava guardado em uma garagem de uma casa muito próxima, a qual estava fechada pois a dona morava junto com a filha em Porto Alegre.  A dona, a Sra. Ida Dal Pian, já estava com certa idade e não gozava de boa saúde. Dona Ida era viúva do Sr. Ilário Dal Pian, antigo caminhoneiro, que viajava sempre em companhia de seu irmão. Em 1999, em uma viagem de volta de São Paulo o Sr.  Ilário sofreu um grave acidente vindo a falecer. O seu Opala, comprado zero quilometro, ficou na garagem nessa época, e calcula-se que tinha por volta de 15.000 Km. Depois disso estima-se que esse carro rodou mais uns 5 anos, onde um sobrinho conduzia a Sra. Ida para suas atividades e passeios. Nisso fez mais 20.000 Km totalizando os 35.000 Km atuais.Tudo isso contado pelo mecânico Celso. Por orientação do Celso, Dona Ida guardou o Opala em uma simples e pequena garagem de tijolo a vista e piso de brita, coberto por uma capa de lençóis confeccionada por ela mesma. O carro ficou guardado de 19 a 20 anos nessa garagem. Pois bem, sempre que viajava com minha família para serra gaúcha passava em frente da casa para ver se avistava o carro ou alguém que pudesse me dar notícias do mesmo. Nunca tivemos sucesso. Se passaram 13 anos até que em 2013, quando voltávamos de um final de semana em Cotiporã, o meu amigo Ubiratan Pires, que estava de carona em meu carro e sabendo da história, me fez ir até a casa. Chegamos lá tudo fechado. Mas tinha algo diferente. Uma Parati em frente a suposta garagem. Descemos, batemos palmas para ver se alguém aparecia. Fui até o portão da garagem, o qual estava fechado, e encostando o ouvido no portão ouvi barulhos de martelo dentro da casa. Bati forte no portão insistentemente. Foi então que surgiu um simpático senhor de 87 anos, que vinha a ser o irmão do finado Sr. Ilário. Logo apareceu sua senhora e minha esposa Fernanda e a Angélica, esposa do “Bira”, conversaram um bom tempo, conversa agradável. Contaram o motivo de estarmos ali. Viemos saber que a dona Ida tinha falecido a 3 anos. Conseguimos o telefone da Sr. Idete, filha única do casal, que morava em Porto Alegre. Liguei para ela, contei toda a história, e começamos então uma dificultosa negociação.
Falei com a Idete que me autorizou ver o carro dizendo que a chave da garagem estava com o mecânico. Chegamos lá e haviam trocado o cadeado. Propusemos cerrar o cadeado o que prontamente o mecânico Celso nos atendeu. Fomos a oficina dele e pagamos uma cerra nova voltando até a garagem. Detalhe importante: sempre olhava a garagem da casa da frente do outro lado da rua  acreditando que o Opala estava ali, mas não, ele estava na outra garagem. Quando abrimos a porta apareceu o Opala SS-4 debaixo de uma capa de tecido todo empoeirado e mofado. Foi uma tremedeira só. O carro ali naquela garagem daquele jeito. O que era para mim quase como uma lenda, 13 anos depois se tornou realidade.

Felizmente 60 dias após o meu primeiro contado com a Sra. Idete, fechamos o negócio. No entanto o carro estava em processo de inventário. A Sra. Idete me deu o telefone do tabelião de Vila Flores, o Sr. Santana, o qual gentilmente conduziu todo o processo do inventário me incluindo como herdeiro do automóvel GM/OPALA, cor vermelha, cód. Renavam 58246459-5, chassi 5N87FDB163377.

No dia 31/10/2013 fomos a Vila Flores assinar os documentos do inventário e buscar o carro com o ajuda do mecânico Celso, mecânico esse que fez toda a manutenção desse maravilhoso carro.

Foi graças ao Sr. Celso que esse carro foi mantido num bom estado de conservação.

Juntamente com o carro, veio um jogo de chaves de manutenção da GM, manual do proprietário, NF, manual do rádio, garantia do rádio e manual com as concessionárias GM do brasil (Rede Nacional de Concessionários Chevrolet), chave reserva.
Esse carro foi comprado na J.Mello & Cia. Ltda em Veranópolis em 12/11/74.

Essa história foi contada originalmente no site KM Doze e preservada aqui no acervo de conteúdo Tudo Para Opala:
http://www.kmdoze.com/2013/11/opala-ss-4-1974-historia-de-um-resgate.html

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Publicado em:Blog,Curiosidades,Opalas Raros