Menu fechado

Caravan Comodoro SL/E 1988 e Opala Comodoro 1990, paixão a primeira vista.

Essa história começa lá atrás, no início dos anos 90, e já se vão 25 anos.
No final de 1987 meu pai comprou, pela empresa que trabalhava na época, uma Caravan Comodoro SL/E 1988, da novíssima linha acabava de ser apresentada. O carro foi faturado em 19/novembro/1987. Me lembro como se fosse hoje. Foi um dos primeiros Opalas da linha 1988 que eu vi e foi paixão à primeira vista.
opalas de casa0001

No ano seguinte, 1988, tirei minha carta de motorista e em Dezembro de 1988 eu ganhei de um pool do meu avô e meu tio-padrinho um Uno S 88 verde, pelado de tudo. O único opcional era a pintura metálica.

Em meados de 1990 eu sofri um acidente com esse Uno, perda total. Com a indenização, era época de pesados ágios na compra de carro 0km, portanto a tabela FIPE de usados estava inflacionadíssima, consegui comprar um Uno S 90 0km, idêntico ao outro, exceto pela cor (vermelho monte carlo) e pelo combustível (gasolina ao invés de álcool).

Porém, ao final de 1990, a Caravan 1988 completaria 3 anos de compra e, pelas regras da empresa que meu pai trabalhava, ele poderia comprar um novo carro.

A linha Opala 1991 demorou muito para sair. Ao contrário do normal, que é a linha nova sair a partir de setembro do ano anterior, a linha Opala 1991 só saiu nos últimos dias de Dezembro. Seguramos ao máximo a compra do novo carro para poder pegar um novíssimo Opala 1991, mas não teve como. No início de dezembro meu pai teve que executar a compra, sob risco de perder o benefício, e comprou uma Caravan Comodoro SL/E 1990 cinza, provavelmente um dos últimos carros da linha “velha”.

opalas de casa0002

Ainda pelas regras da empresa que meu pai trabalhava, ele poderia ficar com o carro velho mediante ao pagamento de um valor residual do leasing, que, naquela época de inflação era sempre vantajoso. Resultado, compramos a Caravan 1988!
Aí eu vendi o Uno 90, com apenas 8.000 km, dei o $ para o meu pai e fiquei com a Caravan, que tecnicamente foi o meu primeiro Opala !

opalas de casa0009

Curti muito essa Caravan, coloquei 2 pneus de perfil baixo na frente, comprei lanternas fumê GM 0km, um adesivo da extinta concessionária GM Trans Am que ficava no Itaim Bibi, até que numa manhã de Março de 1991, eu estudava na USP, saí para olhar carros, coisa que eu fazia com frequencia. Às vezes ia em desmanches com meu amigo Julio Berardinelli, às vezes ia ver algum carro anunciado, às vezes procurar Dodge abandonado. Naquele dia resolvi passar em frente à algumas concessionárias GM para ver a Linha Opala 1991, que ainda era raríssima de se ver na rua.opalas de casa0008

opalas de casa0003

opalas de casa0005

opalas de casa0006

Me lembro como se fosse hoje. Desci a avenida Pompéia e no final à esquerda virei na Carlos Vicari, em direção à Pompéia veículos, importante concessionária GM na época, onde havíamos comprado o Comodoro 89 da minha mãe há cerca de um ano e meio antes.
A Pompéia Veículos, Chevrolet Jardim e mais uma terceira que me foge agora, eram do Sr. Pires, antigo dono da biscoito Tostines, por muitos anos cliente do meu pai. Quando compramos o Comodoro 89 era época de ágios altíssimos, e ele conseguiu um carro no preço de tabela para o meu pai.
Virei à esquerda na rua da Pompéia veículos e alguns metros à frente tenho uma visão surpreendente na vitrine ! Ao invés de um Opala da nova linha 1991, havia um Comodoro 1990, linha velha portanto, 0km, amarelo! Um amarelo clarinho, lavadinho. O carro era lindo! Mas que cor era aquela?? Como eu nunca havia visto aquela cor antes???
opalas de casa0010
Certamente era um encalhe de algum pedido de frota (táxi, polícia rodoviária, empresa) que foi cancelado e o carro sobrou. Lembro que perto da minha atual casa, na saída da Cidade Universitária, havia um senhor que tinha um gêmeo dele.
Bom, fiquei adoecido com a possibilidade de ter um Opala 0km. Tinha 20 anos de idade e tirar um Opala zero era um sonho. Mesmo que um encalhe amarelo na linha velha.
Na época não tinha renda, estava abandonando a escola de engenharia e iria prestar vestibular para a FGV no final daquele ano. Não tinha renda e tampouco moral para pedir nada. Mas o preço do Opala era tão convidativo que dava para vender a Caravan 88 com 3 anos de uso e 100.000 km e pegar o Opala com muito pouco $$ em cima. Financeiramente era ótimo. A Caravan já tinha dado problemas, tínhamos gasto um bom dinheiro fazendo o câmbio que havia moído e iria dar muita manutenção.
Vendemos a Caravan para um colega de trabalho do meu pai, se não me engano por CR$ 3.200.000 e compramos o Opala por R$ 3.600.000. Não sei os valores eram esses, mas a proporção era essa: 32 para 36. A diferença era o valor de uma revisão. E eu finalemente tive o meu primeiro e único Opala zero kilomêtro.

O Comodoro amarelo foi polêmico! Metade das pessoas achava lindo, a outra metade achava horroroso. Eu adorava. Foi meu carro de uso diário por 5 anos, numa fase muito intensa da minha vida. Rodei mais de 100.000 km e as histórias que vivi com esse carro dariam um livro.opalas de casa0011

Em 1992 fiz um upgrade nele, algo que condeno nos Opalistas hoje, mas que na época fazia sentido para mim: comprei 4 rodas de Diplomata 91, lanternas fumês GM originais, grade preta do SL 91, piscas brancos. Guardei todas as peças originais.
Após quase 5 intensos anos de convivência, em julho de 1995 fui sorteado num consórcio que tinha e comprei o carro mais top que eu havia tido até aquele momento: um Omega GLS 4.1 95 branco mahler 0km. Se o Comodoro amarelo havia sido o meu primeiro Opala zero, agora eu tinha o meu primeiro 4100 zero kilometro. E o Opala perdeu o posto.
Renegado a uma vaga coberta mas não fechada no escritório do meu pai, o Opala passou a viver uma semi aposentadoria. Conviveu alguns meses com o Omega mas no final de 1995 acabei vendendo ele para um tio (o mesmo do Uno no início da história) que o passou a um motorista da fábrica.
Do dia que entreguei o Comodoro amarelo para o meu tio, nunca mais o vi.

Escrito por: Alexandre Badolato
Fonte: Blog Opalas Raros

Você já tem a camiseta e caneca do Tudo Para Opala?
Compre agora acessando: http://www.asphalt.com.br/tudoparaopala
camiseta_tudo_para_opala

Publicado em:Blog,Espaço do Leitor