O revestimento de vinil foi usado para impermeabilização das carrocerias dos anos 20 e 30. Com escassez do aço no mercado, devido ao uso bélico, as montadoras não produziam chapas grandes, e então surgiu utilização das famosas “telas de galinheiro”, revestidas com vinil (espécie de um tecido impermeabilizado). Com o fim dos conflitos e o avanço rápido da tecnologia, o vinil passou a não ser mais necessário mas como se tratava de um material diferenciado, logo começou a ser tratado como um qualificador e diferenciador para veículos de luxo. Além disso, existem referências que atribuem o uso da famosa “capota de vinil” para dar um aspecto de “conversível” e “esportividade” ao veículo.
Lembre-se:
O vinil não rasga, não trinca e principalmente não encolhe. O vinil desidrata, resseca, e perde a sua condição de impermeabilizante e sua elasticidade se não receber manutenção apropriada, a desidratação é fatal para o vinil e consequentemente para a superfície revestida, permitindo infiltrações e com isso o surgimento de oxidação e ferrugem.
Para evitar problemas e ter um vinil impecável por muito tempo, mantendo o seu Opala com a aparência de um verdadeiro clássico, basta tomar cuidados simples e indispensáveis.
Pelo menos uma vez ao ano, aplique generosamente no vinil o bom e velho CREME HIDRATANTE NÍVEA (aquele mesmo da latinha azul), ou qualquer tipo hidratante de couro ou vinil. Aplique com o carro protegina na sombra, com a superfície fria, em um lugar bem ventilado. Aplique nas costuras e próximo dos frisos. Use os dedos, fazendo movimentos circulares, com um pouquinho de pressão, para que o hidratante penetre bem no tecido. Deixe o vinil absorver o produto, isso garantirá a hidratação.
NÃO RECOMENDADO!
Nunca passe pneu pretinho, mesmo em gel, estes produtos são desenvolvidos para serem utilizados em borracha e não tem ativos hidratantes na sua maioria.
IMPORTANTE:
Carros antigos não devem ser lavados constantemente, principalmente a parte que utiliza o vinil. Utilize um pano úmido somente se o vinil estiver muito sujo ou uma pequena esponja com pouca água e sabão, somente no lugar que estiver sujo. Passe o pano úmido para tirar o excesso e em seguida um pano seco buscando secar ao máximo a superficie. Assim, você evitará umidade nos cantos e costuras do vinil. Após a limpeza, aplique o hidratante no vinil totalmente seco.
Se os cuidados com a hidratação forem aplicados, o vinil sempre estará em excelentes condições, mantendo valorizado o seu amado Opala.