Menu fechado

O Opala Gran luxo 73 de Reinaldo Silveira. 


Desde jovem, eu quis ter os três grandes esportivos dos anos 70: Opala SS 6, Maverick GT V8 e Charger R/T. Depois de quase vinte anos de trabalho, consegui comprar um GT V8 74 e um R/T 78. O SS, porém, eu só conseguiria comprar em 2014; essa história conto em outra oportunidade.Enquanto eu procurava pelo SS, acabei encontrando um Opala Gran Luxo 73 4100, Verde Menta, com bancos dianteiros individuais, câmbio de 4 marchas e ar condicionado, tudo de fábrica. O estado de conservação do carro era excelente.

O carro era do Deolindo Birelli Jr., o Shibunga. Depois de uma longa negociação, comprei o carro em março de 2008. Logo substituí os pneus diagonais 7.35-14 por radiais Pirelli P3000 205/70-14, faixa branca. Muito embora o carro fosse muito gostoso de dirigir, o desempenho não me agradava. Os 140CVs brutos eram insuficientes para o carro, especialmente com o ar condicionado ligado. Coloquei então um kit 250-S no motor (comando, carburador 446, tuchos mecânicos, maior taxa de compressão) e o carro ficou finalmente do jeito que eu queria.


Em 21 de março de 2010, fui com o Gran Luxo a um passeio pela Estrada Velha do Mar. Minha esposa Miriam e minha filha Luísa estavam comigo. Como a estrada tem monumentos e paisagens muito bonitas, acabei fazendo umas fotos do passeio. Em algumas delas, aparece a nossa bem-amada Lú que, em janeiro de 2014, foi chamada por Deus, aos quatorze anos incompletos.


Miriam e eu lutamos muito para continuar, mas seguimos, para honrar e amar a Lú. O amor dela nos reergueu.

Em setembro de 2014, surgiu a oportunidade de adquirir um SS, do modelo e cor que mais me agradavam: um 72 Amarelo Limão, premiado em Águas de Lindoia. O dono, acreditem, era o Shibunga. Eu não tinha condições financeiras para comprar o carro, então dei o Gran Luxo como parte do pagamento do SS. Fiquei com dor no coração, mas não podia perder o SS.

Enquanto curtia o SS, lembrava do Gran Luxo; eu olhava as fotos da Lú no carro e sentia que não deveria ter vendido o carro. Mas era tarde.


Então, em 28 de maio de 2015, um dia depois do meu aniversário, o Shibunga, generoso como sempre, aceitou me vender o Gran Luxo de volta.

Agora, tanto o Gran Luxo como o SS estão na minha garagem. Desde dezembro de 2016, um Diplomata cupê 4.1/S 88 se juntou a eles.


Dentre tantas coisas que me aproximam da Lú, o Gran Luxo tem um grande significado. Quando saio com ele, lembro daquele passeio na Estrada Velha do Mar. E então sorrio para minha filha.

Com tudo isso, eu não poderia mesmo vender o Gran Luxo, não acham?

Veja mais fotos deste exemplar de Reinaldo Silveira:

Publicado em:Espaço do Leitor