No inicio dos anos 70, a categoria Divisão 3 foi um marco para as modificações e preparações nos carros de passeio da época. Em 1971 o automobilismo nacional começou a ficar mais profissional, com a divisão em categorias. Foram fundadas categorias como a Divisão 1, para carros com modificações menores e preparação mais leve. Depois chegou a Divisão 3, que permitia grandes modificações na carroceria, preparação mais nervosa e pneus melhores.
A Divisão 3 permitiu alto nível de preparação dos bólidos, tanto no conjunto mecânico como nos pneus e na carroceria. Todos os carros de produção brasileira (salvo GTs como Puma e Lorena, enquadrados na Divisão 4 ou 2) podiam participar das corridas. Nos dois primeiros anos da Divisão 3, o que se via na pista eram VW na classe A, FNM e Opala 2500 na B, e Opala 3800 na C. O Dodge Dart e o Ford Galaxie podiam se enquadrar na classe C.
Tudo isso, cremos, que gerou a popularidade no futuro com a Stockcar.
Separamos abaixo inspiradoras fotos de Opalas Divisão 3 dessa época de ouro: