Menu fechado

O verdadeiro significado da sigla “SS” da linha Opala.

Muito se fala sobre o verdadeiro significado da sigla “SS” da versão esportiva do Opala. Separated Seats, Super Sport, Super Star, vocês já devem ter ouvido muitas variações por ai não? Sem a menor pretensão de encerrar essa polêmica, acreditamos mais lógico que “SS”, usada pela primeira vez em 1961 no Impala, a sigla significa Super Sport, não faz o menor sentido aplicar outro significado para a sigla em questão. Em 1971, quando a GMB usou pela primeira vez a sigla, no Opala, o termo “Separated Seats”, Bancos Separados em português, foi usado como objeto de marketing.
A especulação “Separated Seats” gera polêmica até hoje. Em 1972 com a chegada da versão Coupê SS em uma propaganda de revista, a GMB novamente deixa o brasileiro na incerteza, com um enorme Super Star, ou Super Estrela em Português. Para nós, um simples jogo de palavras para promover o modelo, que simplesmente queria dizer que o novo Opala SS6 era uma “Super Estrela”.

Em reportagem da Auto Esporte, na época do lançamento da versão SS (edição de Janeiro de 1971): “dá para ter certeza de que nem o pessoal da GM sabia o que a sigla SS significava.” Bem. Vamos eliminar o “Separated Seats” com mais um argumento: o par de bancos dianteiros individuais é descrito em inglês pelo termo “bucket seats” (em contraposição ao banco inteiriço – “bench seat”), nunca “separated seats” – este é o famoso falso cognato. Seria como chamar direção hidráulica de “hydraulic direction” (o certo é power steering). O mais óbvio seria o SS significar Super Sport, seguindo o nome criado pela matriz. Mas a General Motors do Brasil importou o termo sem adotar o seu significado oficialmente no lançamento do Opala esportivo.

0,,36763323,00 01 Opala ss - ss wmX-500x375x4-4cb727723ac5f963f2c4720ad0a2099d42dcfc8073215

Fonte: http://www.opalass.com.br/conheca-o-opala/reportagens-legais/a-polemica-da-sigla-ss-do-opala

 

Publicado em:Blog,Curiosidades,Dicas